domingo, 27 de junho de 2010

UM NOVO CONHECIMENTO ADQUIRIDO

Gostaria de registrar nesta oportunidade digital que o PEAD contribuiu para a minha formação docente no sentido de me divulgar e ensinar a utilização das TICS no processo
educacional,embora muitas vezes eu relutasse para isso.
Como mencionei anteriormente, os professores atuais ainda estão em processo de transição e aprendizado para o uso dessas tecnologias em suas aulas.Vários motivos contribuem para isso: gerações que cresceram e se desenvolveram profissionalmente sem ter a tecnologia como centro das suas atividades sociais, outra geração que está incorporando essas tecnologias na sua vivência diária, como é o caso da minha e uma outra geração que nasceu na Era Digital e que tem como característica respirar todo o aparato tecnológico, mas que ainda traz uma grande parcela de indivíduos sem recursos econômicos e localização geográfica desfavorável para acesso as mesmas.
Dentro desse panorama aparece o ambiente escolar que muitas vezes não disponibiliza aos professores estas novas ferramentas digitais fazendo-os estar a deriva de tudo de novo que pode ser utilizado para aulas atrativas e atuais. Também temos escolas que estão super equipadas para o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem de forma colaborativa com o uso da Internet, porém os professores ainda não estão capacitados para isso.
Enfim, percebo que estou em uma fase de transição e que tive o privilégio na UFRGS de interagir com a tecnologia para adquirir conhecimentos e procurarei na minha trajetória docente fazer o uso das mesmas nas minhas aulas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Inovações

Quantas inovações para tão pouco tempo de carreira docente! Coloco isso porque estou lecionando desde 2004 e nesse período passei do livro didático ao quadro de giz, ao retroprojetor, à TV, ao vídeo e por fim ao Laboratório de Informática.A escola está dando saltos qualitativos, sofrendo transformações que nós professores estamos nos adequando.É um enorme desafio, mas graças aos estudos sobres as novas tecnologias na área educacional disponibilizados para nós através do PEAD é que não estou a margem do novo, pois tenho colegas que se quer ouviram falar do uso das TIC'S na educação e tenho procurado ajudá-las.Ontem, chegou na minha escola uma estagiária para trabalhar com os alunos num mini-laboratório que estão montando na escola.Não tive tempo de conversar profundamente com a moça, mas estou feliz porque nossa escola está avançando frente as transformações da Era Digital.

Novas Tecnologias e a Escola

Pensar, refletir,analisar, discutir é o grande desafio que se apresenta a nós educadores do século XXI sobre as possibilidades e resultados da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional, pois a educação do futuro é aquela que deve proporcionar a formação de cérebros para a cooperação, para a relação harmoniosa entre os seres que habitam nosso planeta e, ainda, é aquela que prepara para a vida, para tomar decisões, para integrar conhecimento. Trata-se de uma educação que prepara o indivíduo para agir, não apenas reagir, planejar e não apenas executar, criar e desenvolver a intuição e a sensibilidade.
Considero que o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar à margem dessa mudança. Não se trata simplesmente da implantação de Projetos, trata-se de entender que são criadas novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo.

sábado, 19 de junho de 2010

ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONCEITOS

Durante a leitura do texto : Arquitetura Pedagógica para Construção colaborativa de Conceituações dos autores Rosane Aragón de Nevado, Maria Marta Dalpiaz e Crediné Silva de Menezes, proposta pela interdisciplina Seminário Integrador VIII do Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância- PEAD/UFRGS,me ficou claro a proposta de trabalho apresentada pelos autores: a construção coletiva de conceitos através de Arquiteturas Pedagógicas, uma idéia de construção do conhecimento através de redes de relações com o uso das TIC'S.
Dessa forma, o aluno constrói as suas conceituações orientado pelo professor de forma interdisciplinar baseado na formação em redes de interação ou comunidades de aprendizagem como nos explica os autores.
A Arquitetura de Construção Conceitual, como nos coloca os autores, apresenta 7 etapas, nas quais bem definidos os objetivos, o papel do professor, o papel do aluno, observações e reflexões associadas sendo discutidas, compartilhadas e reorganizadas através de suporte tecnológico como editor cooperativo de sites na Web com a possibilidade de inserção de comentários, repositório de documentos com controle de acesso e apoio à inserção de avaliações e de recomendações, ferramentas para fóruns e chats integrados com possibilidade de publicação na web.
Considero esse novo modelo de arquitetura interessante e inovador para o ambiente da escola de educação infantil na qual atuo.Debati o aprendido com alguns colegas e todos nós nos entusiasmamos pelo processo como um todo, porém necessitamos adequá-lo a nossa realidade: alunos muito pequenos, não alfabetizados, escola sem laboratório de informática, no qual nos desperta para a procura de alternativas de adaptação para o uso desse processo, como diferentes expressões gráficas adotadas para captar a idéia das crianças. Pensei até na observação do faz de conta durante as brincadeiras.
Dentro dessa proposta lembrei-me da turma do MII da minha escola que adoram trava-línguas e minha colega indagou eles o que eram essa forma de linguagem e a imaginação das crianças foi bem rica para explicar o que sabiam, que bela arquitetura poderia ser adaptada nesta turma.