segunda-feira, 12 de abril de 2010

Princípios Orientadores da Prática de Estágio

Fiquei muito entusiasmada em perceber que estou no caminho certo relendo textos estudados em disciplinas anteriores que me ajudarão na Prática de Estágio do PEAD.Foi através dessas leituras que me descurtinou os Princípios Orientadores, solicitados no documento Projeto de Estágio, pelos meus supervisores.Meus princípios regem-se pelas seguintes fundamentos:

EPISTEMOLÓGICO: Minha prática será baseada em uma concepção pedagógica interacionista, isto é , na qual o sujeito constrói o seu conhecimento na interação tanto com o meio físico quanto com o social. Dentro dessa proposta,tendo como embasamento os estágios de desenvolvimento cognitivo propostos por Jean Piaget na Epistemologia Genética.

PSICOSSEXUAL: Neste enfoque desenvolverei meu trabalho tendo como presuposto teórico sigmund Freud na sua Teoria do desenvolvimento Psicossexual na qual descreve fases nas quais o ser humano concentra o suas sensações de prazer.

PSICOSSOCIAL: No enfoque de desenvolvimento social basearei minha proposta nas idéias de Erik Erikson na qual propõe etapas em que o ego humano necessita adquirir algumas qualidades.

Dentro desses enfoques pretendo analisar e responder o meu desejo pessoal, comose vivencia e acontece o processo de adaptação dos bebês no meio escolarizado.Já relembrei os três aspectos que fundamentam essa faixa etária de idade( 0 à 2 anos),agora vou sentir a prática e embreve disponibilizo para você leitor.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Psicologia de desenvolvimento do Berçário I

No decorrer dessas primeiras semanas do oitavo eixo do Pead, além de realizar as atividades propostas,comecei a reler alguns textos das interdisciplinas Psicologia do Desenvolvimento I e Psicologia do Desenvolvimento II, estudados em etapas anteriores do curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância- UFRGS. Relembrei sob o enfoque de uma análise global quanto ao desenvolvimento motor, do pensamento, do aspecto psicossocial e psicosexual. Tendo como suporte os teóricos Jean Piaget, Sigmund Freud e Erikson.
Dentro desse propósito revi a Epistemologia Genética, A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial e A Teoria do Desenvolvimento Psicossexual. E conforme as leituras das mesmas e uma análise da minha turma, descrevo os meus alunos: segundo Piaget na Epistemologia Genética eles estão no estágio Sensório-motor ( 0 à 2 anos) , no qual a atividade cognitiva da criança é de natureza sensorial e motora.E uma das principais características é a ausência da função simiótica, isto é, a criança não representa um objeto mentalmente. Sua ação é direta sobre ele; segundo a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Sigmund Freudm as crianças do BI estão na fase oral (0 à 2 anos) na qual a boca, a língua, os lábios são o centro de prazer para o bebê, e seu primeiro apego é com a pessoa que proporciona o prazer na bocam geralmente a mãe com o processo de amamentação. Para um desenvolvimento normal o bebê precisa de um equilibrado estímulo oral, se não queimará essa etapa o que lhe trará consequências para a vida adulta; segundo Erikson na sua teoria do Desenvolvimento Psicossocial , os meus alunos encontram -se na necessidade de desenvolver as seguintes qualidades do Ego: confiança básica X desconfiança. Isso reflete-se confiança na mãe ou no principal cuidador e na p´ropria capacidade de fazer as coisas acontecerem . Um elemento essencial é um apego inicial seguro.
Procurei relembrar teoricamente,sob o enfoque de vários autores, as características de desenvolvimento da minha turma para procurar entender as suas necessidades e satisfazê-las de forma correta, não sendo demasiado e nem falho nas suas exigências básicas para um desenvolvimento saudável.Também para proporcionar aos mesmos um ambiente estimulador e uma cobrança pedagógica segundo a sua fases e não segundo a minha vontade, sempre respeitando o tempo de cada aluno, pois afinal estão na primeira infância.