sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arquiteturas Pedagógicas

Como mencionei na postagem anteiror, de todas as arquiteturas sugeridas pelos nossos estudos escolhi os Projetos de Aprendizagem para aplicar com os meus alunos.Eles compreendem as seguintes etapas:
- Questão Norteadora: Essa será a atividade mental do aluno na busca da resposta a esse questionamneto;
- Certezas Provisórias: registro do que já sabem sobre o assunto;
- Dúvidas Temporárias: Aquelas originárias de uma certeza.Encaminhar nessa fase buscas para produzir uma explicação clara e aprofundada para o fenômeno em estudo;
-Desenvolvendo o Estudo: através de buscas na internet, em materiais impressos, em entrevistas com especialistas.Buscando desenvolver mapas conceituais para visualização das etapas alcançadas.

Minha Experiência com as Arquiteturas Pedagógicas

Durante o período de recuperação da Interdisciplina Seminário Integrador VII - PEAD/UFRGS que compreende os meses de Janeiro e Fevereiro de 2010, adquiri conhecimentos mais aprofundados quanto as Arqyuiteturas Pedagógicas como metodologias de aprendizagem inovadoras.
Posso destacar que essas metodologias tiram a escola de sua função já pré-estabelecida, no que diz respeito ao conhecimento a ser adquirido pelo aluno, e direcionam a mesma para uma função cooperativa de aprendizagem de forma interdisciplinar juntamente com um modelo de redes de relações.Isso se aliarmos nossa prática em sala de aula aos recursos que a Web 2.0 nos oferece.
Primeiramente aliar-me a Web 2.0 numa sala de aula de BII parece confuso, pois como fazer isso em meio a higiene, sono , choros e alimentação? Mas foi nas leituras e reflexões a cerca da minha realidade escolar que pude planejar uam arquitetura pedagógica para a atividade 3 deste período. Fiquei satisfeita com o êxito alcançado.Claro que a cada nova arquitetura novas formas de elaboração devem ser pensadas e novas adaptações deverão ocorrer levando em consideração a fase de desenvolvimento cognitivo do aluno, os seus interesses e os recursos tecnológicos disponibilizados pela escola e adequando o tempo de higiene, sono e alimentação.
Preciso também levar em consideração que as metodologias inovadoras estão embasadas na Pedagogia da Incerteza, na qual o conhecimento não está embasado nas certezas e , sim, na dúvida, na necessidade de busca de novas alternativas, no debate, na troca. Ela carrega 5 princípios:
A) Educar para a abusca de soluções de problemas reais;
B) Educar para transformar as informações em conhecimento;
C)Educar para a autoria, a expressão e a interlocução;
D)Educar para a investigação;
E) educar para a autonomia e a cooperação.
E nesse enfoque aprendi que as Arquiteturas Pedagógicas como: Projetos de Aprendizagem, EsTudo do Caso ou Resolução de Problemas, Aprendizagem Incidente e Ação Simulada equilibram componentes fundamentais: concepção pedagógica, sistematização metodológica e suporte telemático, os quais tornam nossa prática inovadora.