domingo, 24 de janeiro de 2010

Discussões no Fórum

As questões levantadas sobre as Arquiteturas Pedagógicas no fórum, disponibilizado pela interdisciplina Seminário integrador-Recuperação Intensiva do PEAD/UFRGS está possibilitando ricas trocas de aprendizagens sobre um tema tão inovador e complexo para a nossa escola atual que continua fundamentada numa postura tradicional de ensino. Neste ambiente de aprendizagem virtual ,refletimos de forma consistente sobre as nossas realidades educacionais, tendo como foco o uso das tecnologias em sala de aula e a disponibilidade pelas redes de ensino das mesmas . Aprendi qual a melhor forma de intervir para modificar essa a partir da troca de idéias entre os participantes: professores e alunos. Pois ao refletirmos sobre os elementos que fazem parte de uma proposta pedagógica inovadora, renovamos o nosso conhecimento quanto ao uso da WEB2.0, das Arquiteturas Pedagógicas e da Pedagogia de Incerteza que fundamenta essa proposta aliada a uma postura interdisciplinar.Tenho certeza que este período de recuperação está contribuindo para aprofundarmos nossos conhecimentos quanto o uso de tecnologias como ferramenta em sala de aula embasada no uso das Arquiteturas Pedagógicas.Dessa forma estamos inventando e reinventando o nosso fazer pedagógico tão enraizado numa escola tradicional, que gera um conhecimento fragmentado e que precisa se integrar através de novas ferramentas, digitais ou não.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Minha trajetória docente com o uso das TICS

Durante a minha trajetória docente e no Curso Normal, nunca havia ouvido falar no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula.Estuadei o Normal -Aproveitamento de Estudos com uma proposta totalmente tradicional baseada em organização de planos de aula focados na grade curricular para cada série.
Dentro dessa proposta o interesse do aluno não é levado em consideração e, sim, os seus erros, pois são para eles que novos planos são formulados, para sanar as suas dificuldades com exercícios de memorização e repetição.
No antigo magistério os professores não eram formados com o conhecimento adequado para o uso das TICS como ferramenta de aprendizagem, e mesmo hoje, com tanto avanço tecnológico, tempo de WEB 2.0, vivenciamos docentes sem acesso a rede, pois até o governo estadual do RS, implementou o PROJETO PROFESSOR DIGITAL, para oportunizar a compra de computadores pelos docentes e incentivar o uso dos mesmos como recursos de aprendizagem.
Foi somente no Curso de Licenciatura em Pedagogia- PEAD da UFRGS que aprendi sobre as TICS e o uso das mesmas em sala de aula. Essas possibilitaram a utilização de Arquiteturas Pedagógicas que tornaram o ensino mais significativo quando implantadas em uma determinada turma. Atual mente, leciono em turmas de B1 e B2, meu desafio é como desenvolver uma arquitetura pedagógica - Projetos de Aprendizagem aliados ao uso das TICS de forma interativa com os alunos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reflexões quanto a uma visão tradicional de ensino e o uso das Arquiteturas Pedagógicas como forma de promover uma escola mais flexível

Durante muitos anos, uma visão tradicioanl de ensino permeou aminha trajetória, tanto como aprendiz quanto como professor.Éramos acostumados com a receita pronta(técnica) para estudarmos ou para levarmos as lições a nossa sala de aula.Estávamos baseados nas nossas certezas sobre determinado assunto.
Recentemente, no Ensino Fundamental, trabalhei como docente utilizando os recursos tecnológicos, mas ainda com softwares que carregam essa visão mecanicista de ensinar, pois não somente pelos nossos planejamentos, mas também pelos estudos desenvolvidos pelos laboratórios de informática das escolas por não disporem de conhecimentos aprofundados quanto as Arquiteturas Pedagógicas ou por não terem acesso nas esolas de Internet, inviabilizando um início de trabalho. Mesmo com a Web 2.0 a disposição de todos, nossas escolas , na sua maioria, ainda não há disponibiliza aos alunos e professores.
Foi na PEDAGOGIA À DISTÂNCIA DA UFRGS- PEAD no decorrer dos ensinamentos que obtive uma compreensão da possibilidade de usarmos a virtualidade como ferramenta capaz de gerar conhecimentos entre os sujeitos de forma aberta e reflexiva. Estudei antes do Pead em uma outra universidade na modalidade de ensino à distância e pude ter a experiência de como é não utilizar as ferramentas tecnológicas de forma interativa.Só tinha o nome de moderno, mas as aprendizagens eram desenvolvidas através de leituras, respostas a questionários, entrega de pesquisas sem debate e realização de provas de marcar a alternativa correta.Era toda baseada numa pedagogia mecanicista, bem diferente da proposta de utilizamos aqui: as Arquiteturas Pedagógicas para produção de conhecimento.