quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CONCLUSÃO SAÍDA DE CAMPO

Ao analisar os questionamentos que realizamos aos cinco docentes da EJA quanto: a identidade, o pensamento, a linguagem, as dificuldades em sala de aula e na vida dos alunos, as diferenças cognitivas em função das culturais, aos elementos fundamentais para o sucesso dessa modalidade de ensino e o efeito dos programas educativos na EJA, concluí com as seguintes abordagens que exemplificam as idéias apontadas por Marta Kohl no texto estudado e que cincidem com os seguintes dados apontados pelos docentes:

A) Identidade: alunos oriundos do diurno por fracasso escolar ou mal comportamento e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada e que procuram melhores condições de trabalho;
B) Linguagem: Os jovens utilizam gírias ou um vocabulário relacionado com as tecnologias:TV< celular e computador.Os adultos utilizam um vocabulário urbano, mas simples e na interação com os mais novos começam a utilizara libguagem desses com pronúncias muitas vezes erradas;
C) Pensamento: Os jovens apresentam um pensamento rápido, momentâneo e articulado.Os adultos têm um pensamento lento, mas com comprometimento de aprofundar os conhecimentos com vistas ao futuro.
D) Dificuldades na sala de aula e na vida: Os adultos requerem um atendimento individualizado, pois têm dificuldades em compreender as propostas.Já os jovens apresentam dificuldades de concentração e atenção.Nesse enfoque há falta de tolerância mútua devido a diferença etária e de interesses.
No cotidiano de suas vidas as dificuldades estão no uso do tempo, no cansaço,e nas responsabilidades familiares.Os mais velhos apresentam problemas de saúde.
E) Funcionamento cognitivo em função das diferenças culturais:As diferenças culturais podem conttribuir ou não para a evolução do grupo.O que depende é da interação entre os alunos e o professor para evitar vergonhas e constrangimentos, causas de muitos desistirem.
F) Elementos fundamentais para o sucesso no EJA: aulas diversificadas com recursos variados, atrativos e desafiadores.Um professor motivado e preparado para a EJA de encontro com alunos interessados frente a um currículo aprorpiado que respeite as dificuldades, os conhecimentos e a história de vida dos educandos.
g)Efeito dos programas educativos:Precisa de um padrão de qualidade em relação ao conhecimento para a melhoria da qualidade de vida e de maior qualificação dos profissionais envolvidos.
Diante desse panorama acima descrito, ESTOU embasadA teoricamente para atuar nessa modalidade de ensino consciente das dificuldades e recompensas que ela possa vir a me trazer.

domingo, 1 de novembro de 2009

A importância dos Temas Geradores na Prática Pedagógica

Com a utilização dos temas geradores na prática pedagógica é proposta a valorização da cultura construída pelo aluno como ser social, pois a partir de palavras-chave que provém de seu vocabulário e de situações do cotidiano que permeiam suas relações sociais, de trabalho, na comunidade, entre outras, e, sendo trazidas por esse sujeito, estarão carregadas de significado. Nesse primeiro momento, o educador se intera sobre o que o aluno conhece e o mesmo traz sua cultura de mundo para dentro da escola.
A partir da apresentação na oralidade de uma palavra significativa para o aluno, será realizada a representação escrita e visual do objeto que a designa. Os mecanismos da linguagem em si serão estudados após o desdobramento das palavras geradoras em sílabas. É importante salientar que essas palavras devam conter diferentes possibilidades silábicas que permitam o estudo de todas as situações que possam ocorrer durante os processos de leitura e escrita, promovendo uma conscientização do aluno acerca da importância de conhecer o idioma materno, na oralidade e na escrita.
A partir dessa troca nas relações sociais, a exploração e discussão de diferentes temas, onde cada sujeito expõe uma leitura de mundo diferenciada, apresentando culturas paralelas distintas, mas que se complementam na vida social, acabam por promover a inserção da linguagem no contexto real do aluno, ajudando no seu processo de construção de uma visão crítica da realidade, problematizando-a, dessa forma promovendo a ação e transformação, tornando o sujeito consciente desse processo, e, contribuindo efetivamente para seu processo individual e coletivo de leitura de mundo, principal função da educação, segundo Paulo Freire.

Projetos de Aprendizagem

Dentre os aspectos positivos do trabalho baseado na Pedagogia de Projetos está a valorização do conhecimento que o aluno já possui e não naquele que o mesmo não possui, suas hipóteses acerca do assunto trabalhado são mais importantes que suas certezas. O seu processo de busca pelas informações constituirão novas relações e aprendizagens, que serão desenvolvidas num currículo que tem como característica principal o princípio de globalização e significatividade, e no decorrer do projeto o aluno se torna consciente de seu processo de aprendizagem.
Os maiores desafios dessa proposta de trabalho é a articulação do currículo da escola e os interesses dos alunos, apresentando maior flexibilidade quanto a prazos e seqüência de conteúdos; a reflexão e mudança do papel do professor que se torna facilitador da aprendizagem e do aluno que não é um mero espectador, mas participativo em todas as etapas do projeto; a construção de projetos que tenham significado para os alunos, onde conteúdos e áreas de conhecimento atendam suas necessidades, dessa forma criando um clima de envolvimento, cooperação, solidariedade, permitindo dessa forma o interesse do grupo pelo assunto trabalhado, buscando uma construção coletiva.
A principal diferença entre a aplicação da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, está na escolha do tema do projeto e no aprofundamento dos assuntos desenvolvidos, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Com os pequenos é preciso trabalhar de forma mais simplificada, desenvolvendo atividades mais práticas, que necessitem de maior envolvimento e cooperação não só do aluno, como também da família, que ajudará muito nesse processo. A semelhança dos trabalhos é principalmente a valorização de aspectos como socialização, convivência, partilhamento, construção do grupo, enfatizando o diálogo; a presença de um currículo mais integrativo, articulando diferentes áreas de conhecimento, avaliando e construindo continuamente o conhecimento e a aprendizagem dos alunos, revendo a cada momento os caminhos percorridos no processo; os conteúdos não são um fim em si mesmos, mas possuem caráter social, cultural, político, trabalhando aspectos da realidade e interesse dos alunos.