domingo, 27 de setembro de 2009

Diretrizes Curriculares da EJA

Fiquei deslumbrada com o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A partir da leitura das suas 68 páginas, solicitada pela interdisciplina EJA do Curso de licenciatura em Pedagogia-PEAD/UFRGS, pude aprender as diretrizes que fundamentam essa modalidade de ensino. Antes de começar o curso de Pedagogia, já possuía habilitação no Curso Normal Educação Infantil e Anos Iniciais, por isso não poderia atuar na EJA como docente.Isso é o que me falavam aleatoriamente.Mas, ao estudar a DCN para a Eja compreendo que a formação do profissional para essa categoria do alunado é a comum para todo e qualquer professor, porém o docente precisa ter uma maior interação com os seus alunos através do diálogo.Atuar nessa modalidade de ensino, segundo a DCN, não é fazer voluntariado idealista e sim ser um docente que se qualifica para constituir projetos pedagógicos totalmente voltados para as necessidades dos jovens e adultos nos quais leciona.
Isso porque essa modalidade de ensino é voltada aos jovens e adultos que não concluíram os seus estudos na idade apropriada por questões alheias as suas vontades. Nesse aspecto, a EJA possui três funções que lhes embasam e que me fizeram compreender como funciona esse tipo de curso:
A) FUNÇÃO REPARADORA: visa a reparação do direito à educação negado anteriormente, através de uma escola de qualidade que venha proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho;
B) FUNÇÃO EQUALIZADORA: Proporcionar aos alunos condições de exercer funções mais qualificadas no mercado de trabalho e pro isso apropriar-se dos bens sociais;
C) FUNÇÃO PERMANENTE: visa propiciar a todos os alunos a atualização dos seus conhecimentos.
Pude compreender ao estudar esse assunto que a educação e o trabalho estão totalmente ligados na EJA e por esse motivo os conteúdos curriculares não podem ausenterem-se dessa premissa fundamental descrita na DCN"A vivência do trabalho e a expectativa de melhoria de vida".Nesse contexto o Projeto Pedagógico e a preparação dos docentes devem considerar sob a ótica da contextualização o trabalho e os seus processos e produtos desde a mais simples mercadoria até os seus significados na construção da vida coletiva.

sábado, 12 de setembro de 2009

Comênio e sua contribuição para a área educacional.

No módulo II da Inetrdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação do curso de Licenciatura em Pedagogia- PEAD/UFRGS foi nos solicitado que lêssemos sobre a vida e obra de Comênio e as suas contribuições para a área de ensino, mais especificamente sobre a Didática. Essa que significa a arte de ensinar. E dentro deste sentido Comênio contribuiu muito pois formulou a DIDÁTICA MAGNA: Tratado de Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos.
Realizando uma breve reflexao sobre o estudo de Comênio percebi que idealizou um material didático em uma fase de transição histórica, na qual os ideiais antigos cruzavam-se com novas formas de ver o Novo Mundo, tão vasto para ser compreendido e experimentado .Nesse contexto, imagino aulas não tão severas, que possibilitem ao aluno a troca e a experimentação através dos sentidos e que a natureza é objeto de observação de forma prazerosa, rápida e que todos participem de forma integrada.
Identifiquei 4 elementos na Pedagogia de Comênio na minha prática em sala de aula:
a) A consideração pelo aluno: no que diz respeito as suas capacidades, a sua motivação, a interação com outros colegas e a necessidade de um tempo para atividades de lazer e descanso. Trabalho em uma turma de Berçário e percebo em minha rotina características descritas por Comênio: trocas entre os bebês, descanso, atividades musicais, respeito às capacidades de cada aluno.
b) Ensino igual para todos; Dentro da escola pública possuímos diversos tipos de alunos advindos de diferentes grupos sociais e precisamos ter equidade com todos. Temos problemas de higiene, falta de responsabilidade dos pais, abandono, drogadição, miséria, separação de pais, mas precisamos atingir a todos com igualdade.
c) O realismo do Ensino: Aprendizagem a partir dos sentidos, da percepção, a partir da experiência do aluno e não através de teorias abstratas. Como leciono para bebês que encontram-se, segundo Piaget, no período sensório-motor, em que as crianças conhecem o mundo através da manipulação sensorial e corporal também identifico na minha prática idéias de Comênio.
d) Relacionamento entre professor e aluno: Comênio salienta a importância de um bom relacionamento entre o professor e o aluno o que se torna essencial em uma turma de berçário.