domingo, 27 de setembro de 2009

Diretrizes Curriculares da EJA

Fiquei deslumbrada com o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A partir da leitura das suas 68 páginas, solicitada pela interdisciplina EJA do Curso de licenciatura em Pedagogia-PEAD/UFRGS, pude aprender as diretrizes que fundamentam essa modalidade de ensino. Antes de começar o curso de Pedagogia, já possuía habilitação no Curso Normal Educação Infantil e Anos Iniciais, por isso não poderia atuar na EJA como docente.Isso é o que me falavam aleatoriamente.Mas, ao estudar a DCN para a Eja compreendo que a formação do profissional para essa categoria do alunado é a comum para todo e qualquer professor, porém o docente precisa ter uma maior interação com os seus alunos através do diálogo.Atuar nessa modalidade de ensino, segundo a DCN, não é fazer voluntariado idealista e sim ser um docente que se qualifica para constituir projetos pedagógicos totalmente voltados para as necessidades dos jovens e adultos nos quais leciona.
Isso porque essa modalidade de ensino é voltada aos jovens e adultos que não concluíram os seus estudos na idade apropriada por questões alheias as suas vontades. Nesse aspecto, a EJA possui três funções que lhes embasam e que me fizeram compreender como funciona esse tipo de curso:
A) FUNÇÃO REPARADORA: visa a reparação do direito à educação negado anteriormente, através de uma escola de qualidade que venha proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho;
B) FUNÇÃO EQUALIZADORA: Proporcionar aos alunos condições de exercer funções mais qualificadas no mercado de trabalho e pro isso apropriar-se dos bens sociais;
C) FUNÇÃO PERMANENTE: visa propiciar a todos os alunos a atualização dos seus conhecimentos.
Pude compreender ao estudar esse assunto que a educação e o trabalho estão totalmente ligados na EJA e por esse motivo os conteúdos curriculares não podem ausenterem-se dessa premissa fundamental descrita na DCN"A vivência do trabalho e a expectativa de melhoria de vida".Nesse contexto o Projeto Pedagógico e a preparação dos docentes devem considerar sob a ótica da contextualização o trabalho e os seus processos e produtos desde a mais simples mercadoria até os seus significados na construção da vida coletiva.

Um comentário:

Luciane Machado disse...

Renata, muito boa síntese que postaste em relação ao parecer Ceb 11/2000 sobre Eja,as funções da Eja nos esclarecem a verdadeira função desta modalidade.Uma outra questão para complementar é trazer para a Eja as experiências de vida dos alunos, favorecendo uma melhor alfabetização.Muito bem profe Renata.BJS Lú.