sábado, 12 de setembro de 2009

Comênio e sua contribuição para a área educacional.

No módulo II da Inetrdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação do curso de Licenciatura em Pedagogia- PEAD/UFRGS foi nos solicitado que lêssemos sobre a vida e obra de Comênio e as suas contribuições para a área de ensino, mais especificamente sobre a Didática. Essa que significa a arte de ensinar. E dentro deste sentido Comênio contribuiu muito pois formulou a DIDÁTICA MAGNA: Tratado de Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos.
Realizando uma breve reflexao sobre o estudo de Comênio percebi que idealizou um material didático em uma fase de transição histórica, na qual os ideiais antigos cruzavam-se com novas formas de ver o Novo Mundo, tão vasto para ser compreendido e experimentado .Nesse contexto, imagino aulas não tão severas, que possibilitem ao aluno a troca e a experimentação através dos sentidos e que a natureza é objeto de observação de forma prazerosa, rápida e que todos participem de forma integrada.
Identifiquei 4 elementos na Pedagogia de Comênio na minha prática em sala de aula:
a) A consideração pelo aluno: no que diz respeito as suas capacidades, a sua motivação, a interação com outros colegas e a necessidade de um tempo para atividades de lazer e descanso. Trabalho em uma turma de Berçário e percebo em minha rotina características descritas por Comênio: trocas entre os bebês, descanso, atividades musicais, respeito às capacidades de cada aluno.
b) Ensino igual para todos; Dentro da escola pública possuímos diversos tipos de alunos advindos de diferentes grupos sociais e precisamos ter equidade com todos. Temos problemas de higiene, falta de responsabilidade dos pais, abandono, drogadição, miséria, separação de pais, mas precisamos atingir a todos com igualdade.
c) O realismo do Ensino: Aprendizagem a partir dos sentidos, da percepção, a partir da experiência do aluno e não através de teorias abstratas. Como leciono para bebês que encontram-se, segundo Piaget, no período sensório-motor, em que as crianças conhecem o mundo através da manipulação sensorial e corporal também identifico na minha prática idéias de Comênio.
d) Relacionamento entre professor e aluno: Comênio salienta a importância de um bom relacionamento entre o professor e o aluno o que se torna essencial em uma turma de berçário.

Nenhum comentário: