domingo, 28 de junho de 2009

AÇÃO

Trabalho, atualmente, em uma turma de B1, composta por 14 bebês na faixa etária do 6 aos 14 meses. Nossa turma está em período de adaptação das crianças com as educadoras, 02 assistentes e uma professora titular, com a escola, com as outras crianças e com a equipe da manutenção e nutrição.
Sabemos que nossos alunos estão no período sensório-motor, caracterizado pela inteligência prática. O mundo é algo a experimentar e conhecer através dos sentidos e das ações corporais que se estabelecem com as pessoas e o meio físico. Presa a experiência imediata, a criança necessita da presença de objetos concretos para que seus esquemas de ação possam ser desenvolvidos a partir do olhar, agarrar, ouvir, alcançar, morder ou sentir com a pele.
Em sala de aula, nesse período de adpatação, dispomos de pouco tempo para desenvolver atividades com todas as crianças, pois estamos com grupos de adaptação em horários diferentes. Mas dentro da rotina estamos disponibilizando a criança o seu contato com o mundo físico e social através da ação: oferecemos diferentes formas de apresentação dos alimentos: líquido, pastoso, sólido. Observamos as preferências das crianças e oportunizamos o conhecimento e o apreço a novos alimentos.E nisso percebemos que em casa muitas vezes eles não comem, mas que com a atitude do colega em comer algo eles querem provar e até comem todo o alimento anteriormente rejeitado.
Tudo no B1 é aprendizagem.Muitas dessas crianças ficavam em casa somente com a mãe e o contato com novas pessoas e crianças da sua mesma faixa etária possibilita a troca de conhecimento e favorece novas descobertas, por isso, também deixamos as crianças brincarem livremente com brinquedos de montar, encaixar, panelinhas, brinquedos de borracha para morder.

REFERÊNCIA:
Textos disponibilizados na biblioteca do Rooda:
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO- Marques,Tânia
O QUE É CONSTRUTIVISMO? Becker,Fernando

Nenhum comentário: