sábado, 24 de maio de 2008

APRESENTAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE APRENDIZAGEM


Conforme o solicitado pela interdisciplina Seminário Integrador/PEAD/UFRGS venho escrever as minhas considerações quanto ao Workshop de encerramento das disciplinas do semestre passado: o trabalho coordenado pela professora da interdisciplina de Música e a sua tutora foi muito tranquilizador, porque em nenhum momento nos sentimos apreensivas ao falar. Pudemos compartilhar aprendizagens e práticas realizadas por nós no semestre. Particularmente o que acho difícil é ter uma maior dedicação para a elaboração do Portifólio. Tenho inúmeras idéias e atividades que gostaria de compartilhar , mas não possuo tempo para isso. Venho para o computador e consigo postar aquilo que mais recente ficou marcado. O tempo está sendo o meu inimigo no PEAD e somente ele dirá o produto final.



AS FERRAMENTAS DIGITAIS E A APRENDIZAGEM



Estamos numa época em que vários recursos tecnológicos temos a disposição para auxílio e ministração dos programas na escola. Como estamos estudando na interdisciplina TICS do Pead/UFRGS, há softwares de várias categorias e variada qualidade técnica. Às vezes é claro somos conscientes que dependendo da instituição escolar que trabalhamos esse ítem é ilusório. Sempre fui fascinada pela tecnologia educacional, porque a escola precisa atualizar o seu conhecimento para garantir a motivação do seu aluno.
Porém, ao desenvolver algumas atividades na interdisciplina mencionada, percebi que embora tenha-se ou venha-se desenvolver programas que auxiliem na elaboração do conhecimento pelo educando, sempre precisaremos do material humano como suporte para a aprendizagem. Tenho como exemplo o meu nesse curso à distância. Sei que as ferramentas educacionais serão o nosso elo para a aprendizagem, mas precisamos ter o domínio delas para que ocorra a comunicação professorXaluno e garanta o aprendizado.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O SOL QUE CURA E O SOL QUE MATA



Gostaria de iniciar as minhas postagens expondo as minhas reflexões inerentes a leitura do texto O SOL QUE CURA E O SOL QUE MATA, publicado por Dr. Alexandre Feldman, no qual relata a importância de tomarmos banho de sol diariamente para a fabricação da vitamina K pelo nosso corpo. Muitas idéias eclodiram em minha mente ao ler esse artigo, sugerido pela interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais:




  • Não podemos ser extremistas, precisamos ter um conhecimento aprofundado para não sermos manipulados pela mídia ou pelo sistema a qual fizemos parte.


  • Não podemos descartar atitudes que estão enraigadas por pessoas que nos antecederam, sem antes termos refletido e destacado evidências que realmente certifiquem a afirmação levantada.


  • Devemos ser questionadores e moderados.


Fiquei muito admirada com as idéias do autor, não porque trouxesse evidências novas, mas porque através deste artigo nos fez lembrar de atitudes sadias que permeavam a nossa infância e que, sem nós percebermos, deixamos de lado assombrados pelo medo. Percebi que o medo é um alerta quando estamos ignorantes para determinada questão.