sábado, 8 de dezembro de 2007

Festa de Natal


Frente a proposta da Interdisciplina Música na Escola, que solicitou que trabalhássemos alguns dos principais compositores da MPB, a partir do livro:CIT,Simone.HISTÓRIAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA CRIANÇAS. Organizei o meu trabalho da seguinte forma:

Durante uma semana coloquei o CD contendo algumas músicas, sugeridas pelo livro, que fazem parte da nossa MPB e que foram cantadas por crianças. Os alunos adoraram, não reclamaram e não acharam músicas antigas. Fiquei surpresa, porque as crianças dançavam , batiam nas classes e com as mãos alegremente. Deixei que esse momento fosse espontâneo. E quando eu deixava para colocar o Cd mais tarde eles reclamavam e me pediam para colocá-lo. Teve um aluno que disse que pareciam músicas do seriado A Grande Família.Percebi que as crinças são muito musicais. Automaticamente eles percebem o ritmo da música.
Organizei meu trabalho enfocando os Slides: Natal com Valente Assis, porque a escola solicitou-nos que preparássemos a apresentação para a festa de Natal. E a partir daí está sendo uma grande festa. Montei um coral com a turma. Primeiramente trabalhamos a música Boas Festas como um texto lendo e interpretando o que o compositor queria dizer. As crianças perceberam as intenções do autor antes de verem os slides, que foi o nosso segundo passo:irmos para o laboratório de informática e em um grande círculo e com o auxilio de um computador mostrei e expliquei, os slides Natal com o Valente Assis, a biografia do compositor Assis Valente e porque ele escreveu a canção Boas Festas. Após, começamos os nossos ensaios no grande grupo e depois cada um cantava a canção individual mente, nessa última forma, pudemos trabalhar os conceitos intensidade, altura e timbre. Expliquei para as crianças quem tinha tons graves , médios e agudos, se eram sons fortes ou fracos e que timbre era a característica da voz de cada um .Tenho um aluno o Marcos que canta a música perfeitamente e ele solará a primeira parte no dia da festa.
Combinamos alguns sinais para que eles controlem enquanto estou regendo o coral: 1 dedo: postura, 2 dedos: silêncio, 3 dedos: levantar o coral, 4 dedos cantar bem e alto, 5 dedos esperar a música terminar para o coral tornar a sentar. Eles sabem o código certinho. Estão o máximo. Cantam alegremente a música, sabem o porque ela foi escrita e esqueceram os cds de Funk. Nesse período ninguém trouxe cd particular para ouvirmos em sala de aula como era o costume. Estão mais calmos em sala, porque aprenderam a respeitar regras através deste trabalho. Todos estão comprometidos e assinaram o termo de compromisso que estarão presentes no dia da apresentação, que será no dia 11.12.2007 ás 19:30 no saguão da escola. Todos compraram o gorro de Papai Noel e ajudaram na confecção da roupa dos componentes do coral que é uma túnica branca de TNT.
Na escola estou conseguindo mostrar que as crianças também gostam de MPB, e apenas eu estou trabalhando com canção de Natal contextualizada. Percebo que os professores cedem aos gostos musicais atuais por falta de conhecimento na área e acabam utilizando o que as crianças querem e que estão sem qualidade musical.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Natal com Assis


Está sendo fantástico trabalhar a música BOAS FESTAS, do compositor Assis, com os meus alunos da 2 série. Eles são geniais ao som dessa canção: batucam , dançam e tudo no ritmo sem eu precisar explicar nada. Já faz uma semana, que ensaio a programação de Natal com essa canção e o dia-a -dia da sala modificou-se :estão mais calmos e atentos a letra da música durante as atividades. Cantam ela ao tempo inteiro. Por incrível que pareça esqueceram o FUNK. Durante esse período ninguém trouxe CD pessoal como sugestão. Estão impolgadíssimos e eu mais ainda porque pude disponibilizar música de qualidade aos meus alunos. E sabe porque eles ouvem tanta porcaria? porque é o que disponibilizam para eles. Nós precisamos oferecer música de qualidade ao nossos educandos e ,assim, teremos como resultado o que obtive: alegria, empolgação, interesse e comprometimento.E essa reflexão crítica pude ter embasada nos estudos propostos pela interdisciplina Música na escola, na qual tivemos o brilhantismo d e termos acesso ao texto: PORQUE VOCÊ OUVE TANTA PORCARIA? Revista Aplauso, Porto Alegre, ano 3, n 22, 2000 páginas 28-34. No qual pude construir um posicionamento crítico quanto a qualidade das músicas que as rádios disponibilizam para os ouvintes. Não estão preocupados em formar indivíduos embasados em uma qualidade musical e sim o que prevalece são as questões econômicas, o quanto podem pagar ou ganhar para tocarem essa ou aquela canção, mesmo que essa não tenha qualidade musical.